Não seria impossível imaginar que se algo acontecesse e ficássemos sem Internet por alguns dias ou semanas, seria para muitas pessoas o “apocalipse”, os consultórios receberiam centenas de pessoas passando por severas crises de abstinência, por dependência do Orkut, msn, e-mail e dos inúmeros serviços que o mundo www oferece. Em um dos episódios de South Park, (serie de exibida por algum tempo na MTVBrasil), é desenvolvido o tema, a família de um dos garotos protagonistas do desenho, Stan Marsh, entra em desespero ao não conseguir se conectar à Internet. Ao tentar entrar no mundo virtual através do computador do vizinho, a família se dá conta que a cidade inteira está desconectada. Um caos toma da população, que não lembra mais como saber das notícias e como se comportar sem a web. O episódio chamado Over Logging ainda é inédito na TV televisão brasileira, mas já pode ser visto na Internet.
Há alguns anos a internet foi cotada como algo que não daria certo, os sites, as informações, a velocidade e os primeiros provedores eram precários. Mas logo no seu inicio, o advento mostrou ter um grande potencial comercial, as empresas que souberam se aproveitar disso, atualmente ganham milhões explorando e investindo capacidades da Internet. Os produtores de South Park já sabem do poder da Internet. Recentemente, entraram em acordo com o canal que exibe o show (o Comedy Center) para disponibilizar todos os episódios completos da série em um site da web. O lucro obtido com anunciantes será dividido entre os criadores da série e o Comedy Center.
Atualmente a política brasileira também já se deu conta do potencial desta mídia, está previsto par ser lançado em julho o blog do Planalto, este espaço irá divulgar notícias do governo diretamente para os internautas de forma mais informal, com linguagem simples, é a Presidência da República voltada para as comunidades da internet.
Diante a rapidez das transformações socioeconômicas que a Internet nos trouxe, podemos começar a pensar em como será os próximos anos do progresso tecnológico, mas não podemos nos esquecer que existem variações neste processo. A obra de Arhtur C. Clarke “Uma Odisséia no Espaço” por exemplo errou em praticamente todos os seus prognósticos sobre o que deveria ser o mundo futurista o ano de 2001em relação aos conceitos de 1968 quando o livro foi lançado. A Internet é um caso excepcional de progresso, mas o seu caso talvez não seja a premícia para outras “coisas”.
O que podemos dizer é que se não existisse a Internet provavelmente os jornais em papel estariam vendendo mais, os músicos não estariam tão preocupados com direitos autorais, e os pais conheceriam pessoalmente a maior parte dos “amigos” dos seus filhos. Mas o progresso tecnológico evoluiu de uma forma que transformou rapidamente a realidade e criou formas de comunicação ágeis e eficientes. A Internet ultrapassa todos os limites de comunicação e transmissão de informações, este veículo ao mesmo tempo que nos aproxima rompendo as barreiras do espaço e do tempo, mostra às comunidades humanas que não é necessário o contato físico para se comunicar, de certa forma distanciando-as.
Nenhum comentário:
Postar um comentário