Depois de meses de pressão, a Sony finalmente decidiu baixar em 100 euros o preço da sua PlayStation 3 e anunciou a nova PlayStation 3 Slim. Nesta tentativa de recuperar terreno na guerra entre consolas, que efeitos poderão ter estas medidas para os competidores?
Em declarações ao site Gamasutra, Jesse Divnich da EEDAR disse que finalmente a Sony se colocou numa posição muito mais competitiva, "Em termos de valor, a PlayStation 3 é um produto de hardware superior em comparação com a Xbox 360."
Mas Divnich acredita que existem muitos outros factores para além das comparações entre equipamentos e não vamos assistir a um súbito virar miraculoso a favor da Sony.
Michael Pachter, da Wedbush Morgan, acredita que o corte no preço da PS3 pode quebrar a tendência depressiva da consola para o ano, mas será preciso mais. "No ano passado, a PS3 teve uma média de 240,000 por mês no período de Janeiro a Outubro, enquanto que este ano, tem andado perto das 135,000 pelos últimos largos meses."
Pachter acredita que sem dúvida o corte no preço vai levar as vendas acima do nível das 135,000 mas considera que vai ser um teste ácido ver se as vendas sobem acima do nível das 240,000. Podem alcançar esse nível, mas não acredita que ultrapasse.
Sobre a competição da Sony, Pachter acredita que a Microsoft vai tomar uma abordagem de esperar para ver e reagir de acordo. Se as vendas baixarem, então deverá baixar cerca de 50 dólares a meio de Novembro. Se as vendas se mantiverem acima das 200,000 por mês, então talvez só mesmo por volta da próxima E3 deverá a Microsoft mexer no preço da consola. Já Divnich acredita que a Microsoft deverá responder muito em breve, talvez mesmo dentro de semanas, com a eliminação do modelo Pro e uma descida de preço do modelo Elite para 299.99 dólares.
Sobre a Wii, Pachter acredita que é a Nintendo quem mais risco corre. A companhia continua a lutar para "manter a Wii relevante" e a pressão deverá ser maior com as rivais a 299.99 dólares, sendo que ambas representam maior valor para o consumidor do que a sua Wii, que custa agora apenas menos 50 dólares.
"Penso que podem ver as vendas sofrer com isso, e certamente vão ver as vendas baixar de ano para ano," diz Pachter. "Por isso temos que ver se eles cortam, retiram bundles e cortam, ou se fazem novos bundles (com o Wii Sports Resort e o Wii MotionPlus). É difícil prever o que vão fazer."
Divnich diz que apesar das audiências alvo variarem, o consumidor enfrenta agora uma difícil decisão entre poder de processamento datado ou uma PlayStation 3 com leitor Blu-ray. Mas para ele, "o tamanho do mercado a debater mesmo entre uma PlayStation 3 e uma Nintendo Wii é relativamente pequeno."
Nenhum comentário:
Postar um comentário