Notícias!

http://baixatudogamesnews.blogspot.com/2009/07/os-5-mais-esperados-do-ano-prepare-sua.htmlOs 5 Mais Esperados do Ano... Prepare sua Placa de VídeoOs jogadores já não conseguem mais aguardar, já perderam todas as suas unhas nessa imensa espera que parece sem fim. Mouse e teclado prontos, placa de vídeo overculada, processador bufando!

Leia mais...

Confira os lançamentos da semana nos EUA Nesta semana, os lançamentos lá fora agradam os donos da plataforma PC, já que finalmente o jogo de luta da Capcom de maior sucesso ultimamente, Street Fighter IV, chega para o PC.

Leia mais...

Carros nacionais no GTA IV Já começaram a "Importar" carros no GTA IV. Os mods são de maioria veículos como esportivos, rachas, gansta, comerciais. Entre outros, mas por enquanto estamos trabalhando nos mais fáceis de editar.

Leia mais...

terça-feira, 7 de julho de 2009

Directx e sua evolução nos jogos

imagem



Esta é uma matéria onde abordo as principais características do Directx, dando uma prévia do seu significado, mostrando os seus principais componentes, contando um pouco de sua história e mostrando através de fotos a sua evolução gráfica conforme novas versões.


Directx

Microsoft DirectX, anteriormente conhecido como "Jogo SDK", é uma coleção de APIs (um conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software para a utilização das suas funcionalidades por programas aplicativos) que tratam de tarefas relacionadas a programação de jogos para o sistema operacional Microsoft Windows, ou seja, é quem padroniza a comunicação entre software e hardware. Com a padronização de comunicação, o DirectX fornece instruções para que aplicações (jogos, programas gráficos... que são escritos para fins de sua utilização), e o respectivo hardware, façam uso dos seus recursos. O DirectX foi inicialmente distribuido pelos criadores de jogos junto com seus produtos, mas depois foi incluido no Windows.


Componentes

A funcionalidade do DirectX é provida na forma de comando de estilo e interfaces de objetos, como também um administrador de objetos.

Os componentes que incluem o DirectX são:

- DirectX Graphics, incluindo dois APIs:
*DirectDraw: DirectDraw permite o acesso direto aos bits da placa de vídeo e é responsável pelo desenho em 2D.
*Direct3D: Direct3D só pode ser utilizado em sistemas operacionais do tipo Windows. É utilizado principalmente para desenvolver aplicativos em 3D interativos e em tempo real, como por exemplo, jogos de computador.

- DirectInput: para distribuição de dispositivos de de controle - teclados, mouses, joysticks, ou outros controladores de jogo.

- DirectPlay: para comunicação em rede local de computadores ou internet.

- DirectSound: para a reprodução e gravação de sons de waveform.
* DirectSound3D (DS3D): para a reprodução de sons 3D.

- DirectMusic: para reprodução de trilhas sonorasoutoradas no DirectMusic Producer.

- DirectX Media: incluindo DirectAnimation para animação 2D da web, DirectShow para reprodução de multimídias e streaming media, DirectX Transform para interatividade na internet, e Direct3D Retained Modo para níveis mais alto de gráficos 3D. DirectShow contém plugins de DirectX para processamento de sinais de áudio e DirectX Video Acceleration para aceleração de reprodução vídeo.

- DirectX Media Objects: apoio por streaming objects como codificadores, decodificadores, e efeitos.

- DirectSetup: para a instalação de componentes de DirectX.

A maioria destes componentes pode ser visto no próprio Windows através do Dxdiag, que é uma ferramenta de diagnóstico dos componentes do Directx.

imagem

Janela do Dxdiag.


História do Directx

A primeira versão do DirectX foi liberada no final de 1995 para encorajar desenvolvedores a desenvolver jogos para o sistema operacional Microsoft Windows. Antes do advento do DirectX, a maioria dos jogos de computador foram escritos para MS-DOS, de modo a redesenhar a tela rapidamente para a animação em tempo real. Para obter a velocidade desejada para a animação em tempo real, os fabricantes de placas de som e placas gráficas tiveram de escrever drivers para vários adaptadores, que foi um verdadeiro sucesso no domínio do desenvolvimento.

DirectX fornece uma interface para acessar o frame buffer e as características avançadas da placa de vídeo. Isso possiblitou melhorias significativas no desempenho, que até então não eram conseguidas através da interface MS-DOS.

Embora originalmente destinadas ao desenvolvimento da indústria de jogos de computador, o DirectX se tornou muito popular em outros campos software. Especialmente o Direct3D, que se tornou muito popular no setor da engenharia, devido à sua capacidade para fornecer gráficos 3D de alto desempenho.


Versões

A cada nova versão que surge, há novidades e melhores desempenhos para determinados jogos e programas. Por exemplo, um usuário deseja rodar um jogo que é compatível com o DirectX 9.0 ou superior, porém sua placa de vídeo (que possue uma arquitetura e instruções de como executar respectivas versões do DirectX) ainda usa o DirectX 8.0. Quando rodar o jogo, ele pedirá instruções que existem somente nas versões a patir da 9.0. Como o usuário ainda está com a versão 8.0, ele não reconhecerá a instrução e dará um "jeitinho" (emulando a instrução), assim o resultado final não terá a qualidade total que o jogo ou programa oferece.

Abaixo exemplificarei as versões "mais comuns" do Directx através de fotos dos jogos, os quais foram se desenvolvendo graficamente através de novas versões.

DirectX 1.0

imagem

Warcraft 2


DirectX 2.0

imagem

Quake 1


DirectX 3.0

imagem

MDK 1


DirectX 4.0
Versão planejada mas nunca foi lançada.


DirectX 5.0

imagem

Tomb Raider 2


DirectX 6.0

imagem

Soul Reaver 1


DirectX 7.0

imagem

Unreal Tournament 1


DirectX 8.0 e 8.1

imagem

Max Payne 1


DirectX 9.0 e 9.0c

imagem

Half Life 2


DirectX 10.0

imagem

Crysis


Directx 11.0
Está previsto junto ao lançamento do Windows 7 em Outubro.


Apesar de algumas informações terem sido omitidas, fiz isso para não tornar a news gigantesca e cansativa. Apesar disso espero que tenham gostado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário